quinta-feira, 19 de abril de 2012

JOVENS EMBAIXADORES 2013



O QUE É  O PROGRAMA?

O Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino.  O programa oferece a esses jovens a oportunidade de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. Serão selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2013 trinta e cinco (35) estudantes brasileiros, todos do ensino médio na rede pública.

I.      Pré-requisitos a serem preenchidos integralmente pelo candidato:
Para ser considerado um candidato em potencial o estudante tem que preencher integralmente os seguintes pré-requisitos:
ü  Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 31 de janeiro).
ü  Jamais ter viajado para os Estados Unidos.
ü  Ter boa fluência oral e escrita em inglês.
ü  Ser aluno do ensino médio na rede pública.
ü  Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.
ü  Ter excelente desempenho escolar.
ü  Ter perfil de liderança e iniciativa.
ü  Ser comunicativo.
ü  Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.
ü  Estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
I.      Etapas do Programa:
O candidato deverá carregar no sistema toda a documentação solicitada, desde a ficha de inscrição, até o questionário + documentos comprobatórios dos pré-requisitos.

ETAPA 1 – do lançamento do programa até 05 de agosto:
Estudantes acessam o formulário de inscrição via Facebook, respondem as oito (08) perguntas e recebem uma resposta automática dizendo se foram aprovados ou não para a ETAPA 2:
-          Aprovado para a ETAPA 2”:  O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo. 
ETAPA 2 – até o dia 19 de agosto:
O candidato terá então acesso à ETAPA 2.  Ele deverá:
Ø  concluir o preenchimento do questionário preliminar;
Ø  selecionar a instituição parceira mais perto da sua casa, dentro do seu estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será enviada via internet;
Ø  fazer o upload da foto e de TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;
Ø  concluir o processo online.

Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o material dele encontra-se no sistema para revisão por parte da instituição parceira que ele selecionou.
ETAPA 3 – até 30 de agosto:
As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos.  Caso algum candidato tenha anexado um documento incompleto (ex:  páginas do boletim faltando) ou incorreto (ex: conta de telefone ao invés da conta de energia), a instituição parceira poderá entrar em contato com o candidato para solicitar a documentação completa/correta e atualizar os anexos no banco de dados do programa – IMPORTANTE:  Após o dia 19 de agosto, qualquer alteração no pacote de inscrição do candidato só poderá ser feita pela instituição parceira que ele selecionou.

Ao final desse processo e ainda dentro do banco de dados, a instituição parceira deverá clicar em:
-          Aprovado para a ETAPA 4:  Exame escrito”
o   O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que foi aprovado para a prova escrita, a ser realizada no dia 14 de setembro, de 14h00-17h00 – HORÁRIO DE BRASÍLIA.  O local exato do exame e instruções específicas para o dia do exame deverão ser informados pela instituição parceira escolhida pelo candidato.
ETAPA 4 – 14 de setembro (entre 14h00 e 17h00):
Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (horário de Brasília). 
ETAPA 5 – até o dia 30 de setembro:
As instituições parceiras vão:
Ø  corrigir o exame escrito;
Ø  aplicar o exame oral;
Ø  Fazer a visita à casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores;
Ø  Definir quem são os seus semi-finalistas que participarão na competição nacional. 
-          Semi-finalista”:  O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semi-finalistas e que participará na competição nacional.
ETAPA 6 – Até 20 de outubro:
O comitê de seleção da Embaixada/Consulados reune-se para fazer a revisão do material dos semi-finalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores.
ETAPA 7 – Até 30 de outubro:
Embaixada anuncia a lista dos selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2013.
ETAPA 8 – Outubro/Novembro:
Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem em janeiro.

ETAPA 9 – Dezembro:
Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos.
ETAPA 10 – 9 a 11 de janeiro de 2013:
Entrevista de visto e orientação pré-partida em São Paulo.

ETAPA 11 – 11 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013:
Programa nos Estados Unidos.
ETAPA 12 – 3 de fevereiro de 2013:
Chegada dos Jovens Embaixadores de volta ao Brasil.

Mais informações:

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